jueves, 5 de marzo de 2009

BRASIL: OIT cuestiona el no consultar a los pueblos indígenas (OIT QUESTIONA POR NÃO CONSULTAR ÍNDIOS)

A Comissão de Especialistas na Aplicação de Convênios e Recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou suas observações sobre a aplicação da Convenção 169 da OIT no Brasil. A Comissão solicitou ao governo brasileiro esclarecimentos sobre a ausência de consulta aos povos indígenas e quilombolas em relação às leis e obras que os impactam.

As observações foram respostas ao informe enviado, em setembro de 2008, pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que reuniu avaliações de diversas organizações quilombolas e indígenas do Brasil. Após receber o informe, a OIT também o encaminhou ao gobernó brasileiro.

A memória feita pelo governo sobre a aplicação da Convenção só chegou no dia 31 de outubro fora do tempo para ser totalmente analisado. Ainda assim, o Governo não deu respostas às comunicações enviadas. O governo brasileiro também deve enviar informações sobre cinco casos destacados no informe da CUT:
1)Hidroelétrica de Belo Monte (PA),
2) Transposição do rio São Francisco (NE),
3) Projeto de lei sobre Hidrelétrica Contigo, na Raposa Terra do Sol (RR)
4) Situação calamitosa dos Guarani-Kaiwoá (MS)
5)Mineração na terra dos Cinta Larga. Os casos despertaram a preocupação da
Comissão da OIT. As informações do governo brasileiro devem ser apresentadas ainda em 2009.

Fonte: Adital

0 comentarios:

Acerca de este Blog

Es una iniciativa colectiva que se basa en las comunicaciones como herramienta para el ejercicio de derechos de los pueblos indígenas.

Una de las condiciones para este ejercicio es contar con un medio de difusión y análisis de la información. De ahí la existencia de este blog que, esperamos, contribuya al fortalecimiento del trabajo de las organizaciones indígenas y a un mejor conocimiento de la situación de los derechos humanos en la Amazonía.

Atahualpa Yupanqui: Los Indios...

Seguidores

Back to TOP